Através desta pesquisa, pretendeu deixar mais evidente a influência que as histórias em quadrinhos tem no processo de alfabetização, tanto no ambiente alfabetizado, quanto no aprendizado.
A partir de questionários respondidos pelos professores e observações diretas sobre os alunos, foi possível detectar como esta relação vem acontecendo.
Viu-se que as crianças estão expostas desde que nascem a diferentes meios de convivência, sofrendo inúmeras influências, ficando claro que no início de sua formação, é importante que a escola quebre o tabu, sobre os malefícios que os pais acreditam que as histórias em quadrinhos podem trazer.
Ficou evidente que o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado aos hábitos de trabalhos que contribuem para a independência de cada criança, e que é necessário não provocar poluição visual.
Assim sendo, pode-se verificar que ao escolher histórias em quadrinhos, o professor deve familiarizar-se bem com este gênero, e escolher um tema para organizar o ambiente alfabetizador e suas atividades, não deixando de dispor dos demais.
Percebe-se que a escolha da história em quadrinhos Turma da Mônica proporciona um ambiente rico de experiências, que contribuirá para aprendizagem.
Inúmeros estudiosos vêm comprovando a veracidade desta relação da história em quadrinhos com o processo de alfabetização.
Faz-se necessário que os profissionais da educação, reflitam sobre o tipo de envolvimento que os alunos têm com as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
Deixo para finalizar e nos fazer pensar com uma citação de Vergueiro.
Os quadrinhos não podem ser vistos pela escola como uma espécie de panacéia que atende a todo e qualquer objetivo educacional, como se eles possuíssem alguma característica mágica capaz de transformar pedra em ouro. Pelo contrário, deve-se buscar a integração dos quadrinhos a outras produções das indústrias editoriais, televisão, radiofônica, cinematográfica etc., tratando todos como formas complementares e não como inimigas e adversárias da atenção dos estudantes. (Vergueiro, 2007,p.27).
Desda minha infância tenho verdadeira paixão pela Turma da Mônica, e ao me tornar professora resolvi fazer as minhas aulas lúdicas utilizando aquilo que mais gosto, por isso esse trabalho. Bjs a todos que me visitam
Quem sou eu
- TURMA DA MÔNICA POR CAREN PAPES
- A idéia que norteou este trabalho está voltada para a relação das Histórias em Quadrinhos com o processo de alfabetização, um processo muitas vezes que se inicia no seio familiar, pois desde cedo a maioria das crianças tem contato com as Histórias em Quadrinhos. Grande parte dos professores ainda acredita que as Histórias em Quadrinhos não tem influência e nem desperta a curiosidade e a aprendizagem das crianças. É preciso quebrar este mito, e acreditar que as Histórias em Quadrinhos em sala de aula faz um grande diferença na aquisição da escolaridade. Por tanto o problema da pesquisa é: Qual a influência das Histórias em Quadrinho no processo de alfabetização? Examinado a questão acima e o que permeiam o tema central da pesquisa, considero que essa investigação tem por finalidade esclarecer como é a Influência das Histórias em Quadrinhos no Processo de Alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário