Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador, precisa criar estratégias pedagógicas que contribuam para facilitar a apropriação da linguagem escrita.
A maioria dos professores pega como ponto de partida a realidade do aluno e aproveitam a bagagem cultural que este traz para escola. Busca-se sempre uma aproximação entre o mundo da escola e o mundo fora da escola.
Segundo Teberosky
Ambiente alfabetizador é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo o momento esses escritos, que faz circular as idéias que eles contém é chamada, alfabetizadora (Teberosky, 2007, Revista Nova escola)
As “regras” que o professor alfabetizador precisa seguir, como diz Ferreiro,2007,p.12.
Criar um ambiente alfabetizado significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos: Canto da leitura; Materiais diversos com ilustrações e escritas;(jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens,etc.), Alfabeto ilustrado; Seqüência Numérica; Calendário; Painel de aniversariantes; Painel de ajudantes; Listão de palavras.
As crianças possuem preferências por atividades diferentes, Cada criança também tem seu ritmo próprio. O desenvolvimento das suas atividades psicomotoras, de seu relacionamento com os outros, de sua fala e diversas outras formas de comunicação vão acontecendo em épocas relativamente distintas. Elas reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado nos hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve incentivar o interesse pela leitura, escrita e manuseio do material didático. Os materiais expostos devem apresentar ordem e clareza, não provocando poluição visual. (Ferreiro, 2007.p.12. Revista Nova Escola).
Para tanto é necessário que o professor, principalmente que lida com crianças de cinco a seis anos, deva pensar em como proporcionar a entrada no mundo da leitura e da escrita para essas crianças que já carregam uma bagagem, porém estão com o mundo aberto para novas descobertas.
Segundo, Vergueiro:
É muito importante que o professor tenha suficiente familiaridade com o meio, conhecendo os principais elementos da sua linguagem e os recursos que ela dispõe para representação do imaginário, domine razoavelmente o processo de evolução histórica dos quadrinhos, seus principais representantes e característica como meio de comunicação de massa, esteja a par das especificidades do processo de produção e distribuição de quadrinhos, e enfim, conheça os diversos produtos em que eles estão disponíveis (Vergueiro, 2007.p.29)
Quando pensamos em histórias em quadrinhos pensamos, nos vários tipos de personagens, super-heróis, etc. Devemos dispor na sala todos os tipos de livros, gibis, e revistas, porém para não haver uma poluição visual, é necessário escolher uma temática, fica mais fácil, tanto para o educador, quanto para o educando que esta iniciando o processo alfabetizador.
O aluno terá nesse início, como desafio maior, adaptar-se aos novos personagens, tornando-os parte de seu cotidiano.
Inicia-se uma nova fase para estas crianças que buscam novos saberes e que para atingir sua construção plena irão contar com as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
Desda minha infância tenho verdadeira paixão pela Turma da Mônica, e ao me tornar professora resolvi fazer as minhas aulas lúdicas utilizando aquilo que mais gosto, por isso esse trabalho. Bjs a todos que me visitam
Quem sou eu
- TURMA DA MÔNICA POR CAREN PAPES
- A idéia que norteou este trabalho está voltada para a relação das Histórias em Quadrinhos com o processo de alfabetização, um processo muitas vezes que se inicia no seio familiar, pois desde cedo a maioria das crianças tem contato com as Histórias em Quadrinhos. Grande parte dos professores ainda acredita que as Histórias em Quadrinhos não tem influência e nem desperta a curiosidade e a aprendizagem das crianças. É preciso quebrar este mito, e acreditar que as Histórias em Quadrinhos em sala de aula faz um grande diferença na aquisição da escolaridade. Por tanto o problema da pesquisa é: Qual a influência das Histórias em Quadrinho no processo de alfabetização? Examinado a questão acima e o que permeiam o tema central da pesquisa, considero que essa investigação tem por finalidade esclarecer como é a Influência das Histórias em Quadrinhos no Processo de Alfabetização.
Um comentário:
Eu adorei essa publicação sobre esse tema,muito explicado e coerente. Parabens.
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